Pular para o conteúdo principal

QUESTÕES COMENTADAS: DECRETO Nº 24.114 DE 12 DE ABRIL DE 1934.

 E aí concurseiros!   Se você é um profissional das ciências agrarias (agrônomo, veterinário, zootecnista, etc.) e começou no mundo dos concursos, já deve ter percebido que encontrar material para concursos nessa área não é uma tarefa nada fácil, afinal as grandes plataformas de cursos preparatórios estão focadas em concursos mais generalistas, onde embarca muito mais vagas e profissionais diversos.    Foi preocupado com esses profissionais das ciências agrarias que sonham ser concursados, mas não tem mecanismos facilitadores para poder estudar, que o Folha de Concursos, traz a partir desta publicação uma serie de materiais de estudo para que tenham exito nessa jornada.  Começaremos com algumas questões comentadas do Decreto nº 24.114 de 12 de abril de 1934.  Responda e depois assista a resolução das questões, bons estudos! Carregando… Assista o vídeo com as questões comentadas.

A IA chegou nos concursos: como as bancas têm abordado o tema da inteligência artificial

É concurseiros!  A realidade chegando nos concursos. Que as inteligências artificiais fazem parte da nossa rotina isso é fato, mas como as principais bancas de concurso tem cobrado esse assunto? É o que o Folha de concursos buscará mostrar nesse artigo.

Uma simples análise dos editais dos principais concursos da atualidade conseguimos identificar o tema “Inteligência Artificial” na ementa das disciplinas como é o caso do edital do concurso do ICMBio na disciplina de noções de informática que traz “Transparência e imparcialidade no uso de inteligência artificial no serviço público”, no edital do IBAMA na disciplina noções  de  tecnologia  da  informação  temos: “noções  de  Inteligência  Artificial;  Conceitos  Básicos  de  Inteligência Artificial; Aplicações de Inteligência Artificial; Técnicas e Algoritmos de IA; Impactos  da Inteligência Artificial”, já no edital do MPU encontramos o assunto na disciplina de noções de administração pública como simplesmente “Inteligência Artificial”, e nos conhecimentos específicos de diversos cargos como: Analista / Comunicação Social, com “ética na produção de conteúdo com inteligência artificial generativa”; Analista / Desenvolvimento de Sistemas, com “Inteligência artificial e Conceitos e tecnologias de IA”; Analista / Perito em Contabilidade, com “Principais conceitos de inteligência artificial e aprendizado de máquina”; Analista  / Perito em Tecnologia da Informação e Comunicação, com “Principais conceitos de inteligência artificial e aprendizado de máquina”;  Analista / Suporte e Infraestrutura, com “Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: Conceitos Básicos”; Técnico / Administração, com “Inteligência Artificial”. 

Com isso percebemos que a IA é um assunto que já está presente em concursos tanto de nível superior assim como de nível médio e não somente na área de TI.

Veja algumas questões das principais bancas sobre o tema inteligência artificial (IA) 

1. (FCC - 2024 - TRT - 20ª REGIÃO (SE) - Analista Judiciário - Área Judiciária) No ambiente de um Tribunal Regional do Trabalho são adotadas diversas práticas de segurança cibernética para proteger os sistemas e as informações contra ameaças digitais. Nesse sentido,

Alternativas

A) a inteligência artificial tem sido usada tanto para criar soluções de segurança cibernética e fazer a detecção de ameaças, quanto para sofisticar os ataques, tornando necessária uma abordagem de defesa integrada que envolva múltiplas camadas de proteção.

B) o uso de antivirus garante total proteção contra as ameaças digitais, uma vez que identifica e elimina qualquer tipo de malware presente no sistema, tornando desnecessário o gasto com ferramentas de segurança sofisticadas.

C) os firewalls protegem os sistemas contra ataques advindos de malwares que já estão instalados no dispositivo, impedindo sua execução e posterior propagação para outros arquivos ou sistemas da rede.

D) a autenticação de dois fatores (2FA) é eficaz principalmente para dificultar o acesso aos sistemas, mas apresenta vulnerabilidades quando se utilizam aplicativos geradores de códigos, sendo preferivel o uso de uma senha estática, que não se muda, e outra dinâmica, que se muda sempre.

E) o uso de antimalwares combate os worms, que são um tipo de virus que precisam ser anexados a um programa legitimo para se propagar, exigindo a ação do usuário para sua execução e posterior disseminação em outros dispositivos.


2. (FGV - 2024 - Prefeitura de Caraguatatuba - SP - Técnico em Processamento de Dados) Considere as seguintes afirmativas sobre Inteligência Artificial, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A Inteligência Artificial é uma tecnologia disruptiva que tem o potencial de mudar o mundo.

( ) A Inteligência Artificial é utilizada em diversas aplicações práticas, como carros autônomos, assistentes virtuais e sistemas de recomendação.

( ) A Inteligência Artificial não apresenta riscos éticos, pois é uma ferramenta que pode ser usada para o bem ou para o mal, dependendo das intenções de seus usuários.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

A) V – F – F.

B) V – V – V.

C) F – V – V.

D) V – F – V.

E) V – V – F.


3. (IBFC - 2024 - POLÍCIA CIENTÍFICA-PR - Perito Oficial Criminal - Área 5) O Sistema Paraná Inteligência Artificial (PIA) é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, no Brasil, que visa promover o uso da inteligência artificial para melhorar os serviços públicos, aumentar a eficiência governamental e impulsionar o desenvolvimento econômico. O PIA busca aplicar tecnologias de IA em diversas áreas, como saúde, segurança pública, educação, gestão ambiental e administração pública. Sobre Inteligência Artificial é correto afirmar que:

Alternativas

A) inteligência artificial (IA) como ferramenta de perguntas e respostas aproveita o poder das redes neurais e outras técnicas de aprendizado de máquina para criar sistemas capazes de compreender e responder a perguntas de maneira semelhante aos seres humanos.

B) redes neurais são como o cérebro humano pois são inspiradas na estrutura do cérebro humano, podem aprender tudo sozinhas e sempre produzem resultados precisos.

C) chatbots podem resolver qualquer tipo de problema e lidar com solicitações complexas, mesmo situações fora de seu escopo de treinamento e substituirão completamente o atendimento humano.

D) a inteligência artificial pode desempenhar um papel importante na automação do envio de mensagens via e-mail, porém apenas grandes empresas podem se beneficiar da IA no envio de e-mails pois automatizar tudo é sempre a melhor opção.

E) O SINESP Cidadão faz uso direto e exclusivo de inteligência artificial (IA) em seu funcionamento básico, sendo uma plataforma que fornece informações sobre veículos e ocorrências policiais, e suas consultas são realizadas com base em dados registrados pelos órgãos de segurança pública.


4. (CESPE / CEBRASPE - 2024 - CNJ - Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Analista de Sistemas)

Em relação a tecnologias de IA e aprendizado de máquina, julgue o item que se segue.

Técnicas de clustering são comuns em sistemas de recomendação para recomendar conteúdos aos usuários de forma individualizada.

Alternativas

Certo

Errado


5. (CESPE / CEBRASPE - 2024 - CNJ - Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Analista de Sistemas)

Em relação a tecnologias de IA e aprendizado de máquina, julgue o item que se segue.

A geração de linguagem natural é uma tecnologia capaz de criar texto similar ao texto escrito por seres humanos. 

Alternativas

Certo

Errado






Comentários

As mais vistas